A ação de reciclagem de resíduos durante a Agrishow 2019 teve como objetivo obter o maior aproveitamento possível de cada resíduo para não serem destinados em aterro sanitário.
Foram coletadas 591,04 toneladas de resíduos durante a montagem, realização e desmontagem do evento, sendo que 55% dos materiais foram reciclados de forma correta, trazendo benefícios ao meio ambiente e à região de Ribeirão Preto.
Duas instituições foram parceiras: Cooperativa Mãos Dadas, que atende 38 famílias e que tiveram um aumento de 30% no rendimento mensal em maio 2019; e a Reciclagem Pedreira Jurucê, que faz parte do projeto social Reintegra e que utiliza mão-de-obra de reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária.
O Espaço Hortifruti Coopercitrus na Agrishow mostrou que, como uma pequena área, com investimento em tecnologias como irrigação, cultivo protegido entre outros, aliado a orientação técnica pode ser produtiva, rentável e sustentável.
As hortaliças cultivadas no espaço foram doadas para o Projeto Mudando Vidas, que beneficiou 60 entidades e mais de 500 pessoas.
Com o objetivo de utilizar energia renovável e sustentável, foi implantado o sistema de energia fotovoltaico nos banheiros do evento.
O Instituto Amor com Amor – ação de combate ao câncer infantil e doenças raras –, esteve presente pelo 3º ano consecutivo na Agrishow. Nessa iniciativa, os visitantes realizaram exame de retinografia e o teste de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de conhecer as prevenções ao câncer infantil, doenças raras e AVC.
O Instituto presta assistência, suporte, apoio psicológico e social, além de auxílio no traslado e hospedagem dos pacientes e de seus familiares. A ação gratuita é realizada em todo o país através de parceria com hospitais, casas de apoio e profissionais especializados.