> Abertura Oficial

9h00 às 13h40 

> LIDE: Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro

14h30 – Recepção

15h00 – Início do Evento

17h00 – Encerramento

Debate com:

Tereza Cristina – Ministra da Agricultura, Pecuária e
 Abastecimento
Ricardo Salles – Ministro do Meio Ambiente do Brasil

Mediado pelo jornalista William Waack

> Tracan

17h00 às 17h40 

> 1º Fórum de Prefeitos na Agrishow – Os reflexos da Previdência e Reforma Tributária nas cidades e na Produção do Brasil

09h00 - Abertura

Francisco Matturo - Presidente da Agrishow

Gustavo Junqueira - Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento de SP

Jonas Donizetti - Prefeito de Campinas e Presidente do Fórum Nacional de Prefeitos

Duarte Nogueira - Prefeito de Ribeirão Preto - Presidente da RMRP - Vice-Presidente Executivo para Reforma Tributária da FNP
 

09h15 - 1º Painel - Reforma da Previdência

Rogério Marinho - Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia

Felipe Salto - Economista

Eduardo Cury - Deputado Federal


10h15 - 2º Painel - Reforma da Previdência

Bernard Appy - Economista

Luiz Carlos Hauly - Relator da Reforma Tributária 
 

11h40 - Encerramento

> OI: Conectividade e IoT: o presente-futuro do Agronegócio

13h00 às 13h40 

Palestrante: Eduardo Takeshi - Gerente Sênior de Marketing de Produtos de TI

Eduardo Takeshi ingressou na Oi em 2018, atuando como Gerente Sênior de Marketing de Produtos de TI no segmento Corporativo. Possui mais de 15 anos de experiência executiva em Telecom nos segmentos B2C e B2B em gerenciamento de produtos e operações. Desde 2012, está envolvido com o desenvolvimento de novos negócios na área digital com atuação em Internet das Coisas, Big Data, Segurança e Cloud. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e cursou MBA na Business School São Paulo (BSP). Experiências anteriores no mercado financeiro e consultoria estratégica complementam sua formação.

> Solinftec - Como o Brasil passa de exportador de commodities para exportador de tecnologia para a agricultura

14h00 às 14h40 

Palestrante: Emerson Crepaldi - Diretor Global Desenvolvimento Negócios

Administrador de empresas e pós-graduado em MBA Gerenciamento de Projetos e Agronegócios pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, com ampla experiência em diversos projetos de grande e médio porte em Agricultura, Obras e Serviços. Especialista em Agricultura Digital com experiência de 08 anos em diversos mercados, cultivos e grupos empresariais no Brasil e exterior para estruturação e gerenciamento de projetos de alta complexidade. Além de grande experiência e viabilidade econômica e receitas em projetos agrícolas. Apaixonado por agricultura digital, atualmente é o Diretor de Cultivos Perenes e Novos Negócios na Solinftec.

> Prêmio "Trator do Ano"

15h00 às 17h40 

O Prêmio Trator do Ano Brasil 2019/2020 visa premiar os melhores tratores fabricados e comercializados no país. A premiação conta com produtos indicados em quatro diferentes categorias de produtos: até 100cv, de 100 a 200cv, mais de 200cv e a categoria de Tratores Especiais. Ao todo são 15 marcasparticipantes, somando 44 diferentes produtos a serem avaliados por professores doutores da área demecanização agrícola de importantes universidades públicas do país. 

> Segurança na Propriedade Rural - Carlos Zumerle

09h00 às 09h40 

> Supera

10h00 às 10h40

> Forum Inovação ABAG 

12h30 – 12h35 – Abertura

12h40 – 13h10 – Transformação digital no campo: quem planta colhe inovação – Caroline Capitani – Ilegra  

13h15 – 13h45 – Blockchain no Agronegócio - como a tecnologia de criptomoedas está revolucionando a industria do agro – Bernardo de Souza Madeira – Inter Chains 

13h50 – 14h20 – Agricultura digital e o impacto na cadeia de alimentos – Guilherme Raucci – Agrosmart 

14h25 – 14h55 – Conectividade no Campo – Marco Aurélio Milan – New Holland 

15h00 – 15h30 – Agenda Nacional de Produtividade e Competitividade – Carlos Alexandre da Costa - Ministério da Economia 

15h35 – 15h55 – O futuro já é passado no agronegócio – Marco Aurélio Chaves – Alluagro

> Plataforma do Gás para o Agronegócio

9h00 às 9h40 

> Logicalis

10h00 às 10h40

Palestra:

Tecnologia e inovação: mais produtividade e competitividade no agronegócio

Na apresentação, falaremos sobre a aplicação de tecnologia e seus benefícios para todos os elos da cadeia do agronegócio, incluindo grandes produtores, cooperativas, startups e fornecedores, como indústrias de insumo e instituições financeiras. Detalharemos alguns estudos de caso de aplicação do Agrotools Hub powered by EUGENIO em empresas do setor, assim como os benefícios em termos de redução de custos, aumento da produtividade e diminuição de erros e riscos para as corporações que se relacionam com o agronegócio.

Palestrante: 

Eduardo Terzariol - Gerente de software na Logicalis

Responsável pela área de negócios da plataforma IoT Eugenio e de soluções inovadoras em software. Formado em engenharia eletrônica pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, com MBA em business management pela ESAMC, está na Logicalis desde 2013 e já teve experiências em outras empresas como Motorola e Trópico Telecomunicações avançadas.

> Ambiente digital do BNDES para fabricantes e distribuidores autorizados

13h00 às 13h40

O que é?

Por meio do ambiente digital do Canal MPME disponível para fabricantes e distribuidores autorizados, o processo de obtenção de financiamento do BNDES se torna mais simples, prático e transparente, gerando economia de recursos para o distribuidor autorizado e o fabricante de máquinas e equipamentos. 

Trata-se de um ambiente digital em que os distribuidores autorizados, assim como o fabricante de máquinas e equipamentos, podem abrir pedidos de financiamento no ato da venda. Em apenas quatro passos são informados: 

  • Dados do comprador;
  • Dados sobre o equipamento (incluindo o código CFI e o preço); 
  • Dados bancários (incluindo o banco da preferência do comprador). 

Caso atenda às normas do BNDES, é gerado um certificado de pré-enquadramento. Esse certificado pode ser enviado para o agente financeiro escolhido dentre as opções apresentadas pelo sistema. 

Benefícios: 

Verificar se o cliente pode operar com o BNDES – Ao gerar um pedido de financiamento por esse ambiente digital, o distribuidor ou fabricante fica sabendo na hora se aquele comprador atende às exigências legais para receber um financiamento com recursos do BNDES. O sistema faz todas as verificações necessárias, gerando um certificado de pré-enquadramento daquele pedido nas exigências legais para obter um financiamento do BNDES. Esse certificado pode ser encaminhado aos agentes financeiros repassadores de recursos do BNDES, facilitando a concessão do financiamento. 

Acompanhar a carteira de pedidos online – O revendedor também pode acompanhar toda a sua carteira de pedidos gerados por meio do ambiente digital, inclusive sua situação a partir do momento em que o banco repassador protocolar o financiamento no BNDES: se ele foi aprovado, contratado e se já ocorreu a liberação dos recursos. Com isso, não será mais preciso recorrer à Central de Atendimento do BNDES
para solicitar essas informações a respeito dos pedidos que tenham sido originados nesse ambiente. 

Trocar informações de forma ágil e descomplicada – Toda a comunicação no ambiente digital é feita por meio de e-mail e SMS. Isso poupa tempo e facilita a rotina de distribuidores, de fabricantes e de seus clientes para se informarem com o BNDES sobre o andamento da solicitação de crédito. 

 

Como se cadastrar e utilizar? 

Para se cadastrar como usuário do ambiente digital para distribuidores autorizados, basta acessar a página do Canal MPME no site do BNDES
(www.bndes.gov.br/canalMPME) e clicar no ícone “Área Logada”. Na própria tela, o usuário vai encontrar as instruções necessárias.

> Manhã com a Embrapa 

09h00 - Inovacão – Fertmóvel viabilizando análises de solo - José Ronaldo Macedo - Unidade Embrapa Solos

09h45 - Agricultura Digital e Internet das coisas - Silvia Massruha - Unidade Embrapa Informática

10h30 - Viticultura de Precisão - Luís Henrique Bassoi - Unidade Embrapa Instrumentação

11h15 - Sistema Agrotag: qualificação e monitoramento da adoção de sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Ladislau Skorupa - Meio Ambiente

11h40 - Encerramento