AGRISHOW HOMENAGEIA PESQUISADORA DA EMBRAPA POR SUA CONTRIBUIÇÃO AO AGRO BRASILEIRO

Amanhã, dia 3 de maio, a partir das 11h, no estande das Realizadoras da Agrishow, situado na Praça Central, será realizada a solenidade de posse da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da ABIMAQ

A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Christiane Abreu de Oliveira Paiva, é a primeira mulher homenageada na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A cientista é líder de uma pesquisa que identificou bactérias capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas.
A homenagem foi concedida pelas entidades realizadoras da feira: Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SRB (Sociedade Rural Brasileira). A Agrishow se encerra nesta sexta-feira, dia 5 de maio.

“Me sinto emocionada em ser a primeira mulher a receber esse prêmio e por ter liderado uma pesquisa que traz tantos ganhos para o país, um produto à base de bactérias isoladas que faz com que o produtor ganhe, não só produtividade, mas tenha também a possibilidade de uso sustentável”, afirmou Christiane.
O prêmio é conferido anualmente a uma personalidade ou ação que tenha prestado contribuições relevantes ao agronegócio brasileiro. Já foram contempladas Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Reinhold Stephanes, João de Almeida Sampaio, Alysson Paolinelli, Roberto Rodrigues, Orlando Melo de Castro, Silvio Crestana, Marcos Landell, entre outros.

“É uma honra ser a primeira pesquisadora contemplada, engenheira agrônoma em um universo tão masculino como o agro. Represento as mulheres cientistas do país entre tantos nomes brilhantes que temos. É o reconhecimento do universo feminino tomando seu espaço nesta e em outras áreas”, frisou Christiane, que acrescentou ainda que o prêmio é também uma celebração aos 50 anos da Embrapa.

APLICATIVO LEVA AGRISHOW 2023 PARA A PALMA DA MÃO DO PRODUTOR

A Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação disponibiliza uma ferramenta para os produtores rurais otimizarem sua visita à feira. Com o aplicativo da Agrishow, é possível traçar rotas a todos os pontos da feira através de um mapa inteligente conferir todos os expositores e suas novidades trazidas pro evento, comprar ingressos e outras facilidades.

Isso significa que os visitantes têm na palma de sua mão a feira, podendo planejar sua visita e aproveitar todos os principais lançamentos do agro com muito mais praticidade. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS.

EXPOSITORAS APOSTAM EM CRESCIMENTOS DE VENDAS DE DRONES NA AGRISHOW 2023

As empresas de drones têm expectativas bons negócios na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Em sua segunda participação, a cinoamericana EAVision espera boas vendas do EA-30X Pro, um equipamento que faz rápido desvio autônomo de obstáculos e voa a partir de 70 centímetros do alvo a ser pulverizado. “Estamos otimistas, pois ele tem alta eficiência em todos os tipos de climas e culturas”, afirma o diretor comercial Julio Pignata Branco.

Em menos de um ano de atuação no país, a EAVision já tem mais de 10 mil hectares pulverizados. A partir de 2004 o equipamento será montado no Brasil, mas não fabricado. Apesar de importado, já existe estoque para pronta entrega.

A ADS (Agri Drones Solutions), que tem 170 postos de vendas no país e distribui produtos da chinesa DJI, espera vender mais de 100 drones na Agrishow, superior aos números de 2022. A meta é vender 40 unidades do T20P, lançamento que substitui o T10 (para pequenas áreas), e o restante de T40 (para área de alto rendimento). O T20P tem capacidade para 20 litros, 25 kg de dispersão de sólidos, radar faseado (em 360 graus) e radar binocular (para desvio automático de obstáculos), e custa R$ 125 mil. O produto é importado, mas 20 equipamentos já podem ser entregues a partir da formação do piloto na DJI, informa o diretor de tecnologia da ADS, Matias Lazarotto.

A Campo Digital, marca da Coopercitrus, compra e revende drones da Geo Agri, que importa os equipamentos, e espera comercializar 100 unidades na Agrishow, afirma o gerente de tecnologia da empresa, Luís Fernando Camarim da Fonseca. Porém, a ênfase não é apenas vender drones, mas o “propósito”, diz Fonseca. Ou seja: vender aos cooperados um pacote, com drone, gerador de energia, misturador, carreta-trailer de pulverização e outros. Os cooperados são de São Paulo, Minas Gerais e Goiás e a Campo Digital tem o diferencial de isenção de PIS/Cofins e financiamentos em até dois anos. Em 2022, a empresa comercializou 68 drones entre maio e dezembro (18 na Agrishow), com média de R$ 180 mil/cada. Neste ano, até abril já foram vendidos e entregues 189 drones.

ARENA DE SOLUÇÕES AGRO APRESENTA SOLUÇÕES PARA ATENDER AS DEMANDAS DO PRODUTOR RURAL

Pensar além, se antecipar aos problemas e atender as constantes demandas do produtor está no DNA das empresas que participam da Arena de Soluções Agro, um dos espaços da Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. O espaço apresenta soluções, produtos e serviços para o agronegócio pautados pela inovação tecnológica.

Dar mais conforto e comodidade ao condutor da máquina com controles de cabine tecnológicos e automatizados e displays mais atrativos e intuitivos é o foco da Globus Electronics. Segundo Geane Selister, supervisora da empresa, a digitalização dos produtos e a tecnologia embarcada nos controles maximizam o conforto do usuário. “Hoje muitas máquinas, como tratores e colheitadeiras, trazem mais tecnologia que um veículo tradicional”, ressalta Mateus Spetti, técnico em automação.

Equipamentos cada vez mais precisos que permitem o controle individual dos bicos de pulverização estão entre as novidades apresentadas pala Pentair. Além da economia de produto químico, com menos desperdício e custo ao produtor, há uma atenção voltada para a sustentabilidade. “É a aplicação na hora certa, no lugar e quantia adequados”, observa Alex Monteiro, engenheiro de aplicação.

Tecnologia pensada e aplicada na segurança dos equipamentos eletrônicos, como caixas e gabinetes, compõem o portfólio da DewerOkin Latin America. “Nossos produtos estão em sintonia com a evolução destes eletrônicos. Quanto mais eles se modernizam, mais precisamos pensar em formas de protegê-los. Este ano trouxemos gabinetes adequados e resistentes para uso ao tempo, mais resistentes e que não obstruem o sinal de satélite usado pelas máquinas em campo”, frisou Gilvan Schparinger, coordenador de produtos.

Abaixo, segue a programação das coletivas das empresas integrantes do Pool de Imprensa da Agrishow, com os respectivos locais.

02/05  terça-feira

08h30 - 09h30 CASE IH

09h45 - 10h45 VALTRA

11h00 - 12h00 CATERPILLAR