A Agrishow 2022 disponibilizou diversos ecopontos espalhados pelo evento para que o público possa depositar papéis, plásticos e metais. Em parceria com a empresa Seleta e a cooperativa Mãos Dadas, esses resíduos receberam o destino correto.
A média mensal de resíduos que são reaproveitados pela Cooperativa Mãos Dadas gira em torno de 150 toneladas, e a parceria rendeu um aumento de cerca de 30% dos rendimentos no mês de maio.
MATERIAIS RECICLÁVEIS
Foram destinados nos tambores de 100 litros espalhados pelo parque somente os materiais que possam ser reciclados como papelão, garrafas e copos plásticos, latas e etc. Foram destinadas aproximadamente 52 toneladas de materiais recicláveis para cooperativa.
MATERIAIS ORGÂNICOS
Foram destinados nas caçambas de 1200 litros somente os materiais orgânicos e não recicláveis como marmitas e restos de alimentos e lixo proveniente do banheiro. A coleta das caçambas foi realizada pelos caminhões compactadores e encaminhada para a correta destinação.
O projeto que se iniciou dentro da Agrishow Experience 2021, também esteve presente na feira física de 2022. O espaço Agrishow Pra Elas foi o ponto de encontro e networking das mulheres do agro, onde também aconteceu entrevistas e conversas para destacar a importância da mulher no nosso setor, transmitidas diretamente da feira para as nossas redes sociais.
A Agrishow 2022 recolheu os resíduos de madeira dos estandes pós-evento e os tratou (picando-os) para direcioná-los à geração de energia em caldeiras de empreendimentos da região de Ribeirão Preto.
As caçambas de 37m³ espalhadas em diversos pontos pelo parque para que os montadores pudessem fazer a disposição de seus resíduos. Foram coletadas cerca de 70 caçambas com o total de 289,57 toneladas de madeira que foram transportadas por caminhões Roll On Roll Off e encaminhadas para a correta destinação.
Sustentabilidade ambiental no campo: A importância das boas práticas e da imagem do Agro na sociedade
Sustentabilidade: Como ser produtivo, rentável e sustentável
Energia Renovável: Por que a energia solar fotovoltaica vem crescendo tanto no campo?
Atenta ao conceito ESG, a Agrishow entende que uma sociedade mais representativa em todas as perspectivas, inclusive a de gênero, é crucial para desenvolvermos um mundo mais sustentável de forma concreta. Por isso, criamos o Agrishow Pra Elas, uma série de bate-papos super agradáveis entre mulheres incríveis que atuam no agro, visando valorizar e estimular a atuação feminina no setor.
A Agrishow também abre espaço e é vista como catalizadora de divulgação a diversas iniciativas de parceiros que agem em prol da sustentabilidade:
Mudança climática e Sustentabilidade no Agronegócio
Evento promove uma reflexão sobre a necessidade de produzir de forma mais eficiente e sustentável e alerta sobre os impactos do clima para as próximas safras
Sustentabilidade e praticidade na limpeza de área no agronegócio
Trituradores Ecotritus garantem limpeza mais eficientes de áreas e substituem queimadas, tornando a prática mais sustentável.
Como as indústrias participam da sustentabilidade da agricultura?
Para o diretor geral da Horsch, Rodrigo Janzen Duck, se indústria não se sentir parte deste processo os negócios também deixarão de ser sustentáveis no futuro.