Tecnologia: drones, nanotecnologia e Urban Farms dão novo gás ao agronegócio

Novo episódio do Agrishow Labs abordou o fato de que startups brasileiras expandiram novos
métodos de cultivos para agricultores pequenos e grandes

O tema Urban Farms, que são projetos de fazendas urbanas com o objetivo de produção de alimentos sem qualquer uso de agrotóxicos de modo altamente sustentável, abriu o bate papo de mais um Agrishow Labs que foi ao ar nesta terça, dia 29.  O episódio “A revolução no campo” contou com a participação de dirigentes de três startups que desenvolveram novas tecnologias disruptivas para o cultivo. Além de Urban Farms, foram abordados também os usos de drones e a nanotecnologia.

“A Urban Farms Facilita a parte logística, de custo, e especialmente o frescor do que a gente entrega. O que estamos fazendo desde 2017 – que começou em uma fazenda dentro de um shopping center em Belo Horizonte — é encurtar o prejuízo de 60% do que é cultivado no solo e não chega ao consumidor, dada à fragilidade dos transportes”, disse Thiago Janiques, COO da BeGreen, a primeira fazenda urbana da América da Latina.  Janiques citou que 2021 foi um ano produtivo e que o movimento positivo continua em 2022.

Segundo ele, em espaços menores, os controles de saudabilidade e qualidade são melhores. “Numa área de 1 metro quadrado somos 28% vezes mais
produtivos que um cultivo tradicional”, explica.

O mundo está passando por revoluções tecnológicas no campo, transformando a maneira como a agricultura tem sido praticada, incluindo a utilização cada vez maior de drones. A XMobots, que é uma companhia que desenvolve este tipo de equipamento, confirma a tendência. “Eles [os drones] começaram a ganhar presença no agro em meados de 2015. Já em 2017 e 2018 começaram a surgir câmeras mais modernas que mediam dados como, por exemplo, de saúde da planta. Cada vez mais se usa o drone devido à precisão que ele entrega”, destacou Giovani Amianti, CEO da XMobots.

Segundo ele, atualmente o mercado de pulverização agrícola com drone é o que vem crescendo mais. “Por exemplo, evita o pisoteio e o prejuízo que teria sem o drone, que é uma ferramenta complementar à questão agrícola”, salientou.

Nanotecnologia

Uma das pioneiras em nanotecnologia dentro do agro é a startup Krilltech NanoAgtech, grande vencedora da etapa Brasil da premiação internacional “Global Tech Innovator 2021”, da KPMG.

O CEO da empresa, Diego Stone Aires, afirmou que atualmente ela trabalha com ampla diversidade de atuação, atendendo desde grandes empresas do agro até pequenos produtores e cooperativas de produtos orgânicos. “Estamos trabalhando com agricultores de Roraima ao Rio Grande do Sul, de A a Z,
inclusive desde pastagem até melancias”, disse.

“Temos cafeicultor que é cliente e já conseguimos reduzir em 25% o uso de fertilizantes na área dele, mantendo a mesma eficiência”, exemplificou.

Agrishow Labs – de 27/01 até 19/04

Acesse gratuito em https://www.youtube.com/c/agrishowfeira