VENCEDORA DO PRÊMIO AGRISHOW DE STARTUPS É A TARVOS

Amanhã (29), às 15h, ocorre a coletiva de balanço da Agrishow 2022 no Auditório da Sala de Imprensa. O encontro será híbrido (presencial e virtual), com transmissão, ao vivo, pela plataforma Zoom.

O Prêmio Agrishow de Startups teve como vencedor a Tarvos, que desenvolveu armadilhas inteligentes que conseguem capturar, identificar, analisar e gerar informações consistentes sobre diversas pragas que afetam as lavouras. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, dia 28, na Arena do Conhecimento da Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que termina nesta sexta-feira, dia 29.

“Nosso diferencial é desenvolver e operar estações inteligentes que acompanhem a produção de várias culturas. Além disso, as informações são disponibilizadas ao produtor rural por meio de WhatsApp”, observa Andrei Grespan, um dos sócios fundadores da Tarvos.

Segundo Clayton Guimarães, da Core, parceira da Agrishow no prêmio, a startup poderá usar o espaço do Supera Parque por até seis meses, além de outras oportunidades que poderão surgir, inclusive no exterior.  Ele observou que a qualidade das startups participantes e as tecnologias apresentadas surpreenderam os organizadores do evento. “Estamos na era da transformação e o agro não pode ficar de fora dessa evolução de mindset”, frisou.

A segunda colocação foi para a fintech Traive Finance, cujo principal objetivo é ajudar o mercado financeiro a entender o negócio agro para poder fazer empréstimos de forma mais assertiva. Das onze finalistas, a Bione4all terminou em terceiro lugar. A startup trabalha com soluções para manejo de solo, com foco em defesa e nutrição da planta.

Lucas Ribeiro, gerente de sustentabilidade da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio e membro da Comissão Julgadora, ressaltou a importância da premiação para o setor agro, que por si só já é muito complexo. “São muitos agentes e variáveis que influenciam a cadeia produtiva de diversas formas. A iniciativa da Agrishow em promover esse prêmio deu visibilidade às startups do segmento, mas também oferece ao produtor rural oportunidade para encontrar soluções para seus problemas no campo”, observou.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.

AGRO BRASILEIRO PRECISA SER RESPEITADO, DIZ CIRO GOMES

Em visita à Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional Agrícola em Ação na tarde desta quinta-feira (28), o ex-governador Ciro Gomes (PDT) disse que o agronegócio é a saída para o Brasil e que essa feira é uma importante vitrine da extraordinária tecnologia que vem sendo aplicada no campo, dando ao país números cada vez maiores de produção e produtividade agrícola. “É importante que o Brasil aprenda todo dia a respeitar o agronegócio porque é ele quem carrega o país nas costas hoje”, afirmou.

Para ele, os números do agro que costumam bater recordes constantes precisam estar sempre atrelados a uma prática sustentável para garantir e ampliar espaço no mercado internacional.

Segundo Ciro Gomes, a produção que o mundo deseja deve ser comprovadamente sustentável, respeitando os padrões ambientais de proteção aos biomas e mantendo garantias futuras às novas gerações. “A grande maioria do agronegócio já entendeu esse cenário e sabe que precisa dar exemplo para os países que compram nossos produtos. Sabe que, ao produzir alimentos para o planeta, nós o fazemos respeitando o meio ambiente”.

A agricultura familiar também teve espaço na fala do ex-governador que citou a importância de valorizar o pequeno produtor com crédito, assistência técnica, acesso ao mercado, capacitação gerencial, adensamento tecnológico e associativismo para grande escala, com acesso ao comércio exterior.

CENTRO DE EXCELÊNCIA DO SENAR EM CANA DE RIBEIRÃO PRETO SERÁ ENTREGUE EM 2023

O lançamento da pedra fundamental do Centro de Excelência do SENAR da Cana-de-açúcar ocorreu nesta quinta-feira (28/4), no estande da FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – na Agrishow 2022, com a presença de Daniel Kluppel Carrara, diretor geral do SENAR Nacional, Francisco Maturro, secretário de Agricultura e Pecuária de São Paulo e presidente da Agrishow, Maurílio Biagi Filho, presidente de honra da feira, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, e Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto.

O Centro de Excelência receberá R$ 15 milhões em investimento, com entrega prevista para 2023. “É um Centro de Excelência nacional com efeitos diretos no estado de SP, mas tudo que for feito em termos de cana, conteúdos, vídeos e materiais didáticos no Brasil sairá deste centro. Este é o conceito do Centro de Excelência do Senar”, enfatizou Carrara.

O primeiro Centro de Excelência, considerado modelo pelo SENAR, está localizado em Juazeiro/BA, no polo de fruticultura. Outros polos são o de bovinocultura de corte, em Campo Grande/MS; ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) em Tangará da Serra/MT; Café, em Varginha/MG; e Ribeirão Preto/SP, da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

COLETIVA DE BALANÇO DA AGRISHOW 2022 SERÁ EM FORMATO HÍBRIDO

Nesta sexta-feira, dia 29 de abril, às 15h00, as entidades realizadoras da Agrishow promoverão a tradicional coletiva de balanço, no Auditório da Sala de Imprensa, situado à Rua D, em frente à Praça Central. O encontro terá transmissão ao vivo, via internet, pela plataforma Zoom.

Para participar, por gentileza, enviar o quadro abaixo preenchido para Noemi Oliveira ([email protected]). Para os jornalistas que participarem de forma virtual, serão fornecidos os dados de acesso para a referida coletiva.

CADASTRAMENTO IMPRENSA

• Nome da publicação