Materiais recicláveis, como papel, plástico, alumínio, madeiras e lonas utilizadas na feira, foram reaproveitados
A Agrishow, uma das maiores feiras internacionais de tecnologia agrícola, tem como principal objetivo apresentar o que existe de mais moderno ao agronegócio. E a inovação anda junto com a sustentabilidade. Na edição 2022, realizada entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, cerca de 350 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem: a montagem e desmontagem dos estandes pelos 800 expositores gerou 289,5 toneladas de madeira e 10 toneladas de lona de PVC. Já os 193 mil visitantes que passaram pela Agrishow descartaram 52 toneladas de itens como alumínio, papel e plástico.
“Agrishow é o maior evento de Ribeirão e temos um pilar de sustentabilidade muito forte”, diz Liliane Bortoluci, diretora da Agrishow. “Além de gerar energia e outros produtos, a reciclagem também cria empregos e estimula a economia local, demonstrando que, até depois, o evento continua a ter um grande impacto para região”, completa.
Responsável pela coleta, transporte e destinação final dos resíduos na Agrishow, a Seleta Meio Ambiente, empresa de Ribeirão Preto, firmou parceria com a cooperativa de reciclagem Mãos Dadas, que é formada por 38 famílias em vulnerabilidade social, e recebeu latas, papéis e plásticos. A entidade atua no processo de coleta tanto em condomínios residenciais quanto auxiliando a Prefeitura de Ribeirão Preto. No geral, a média de reaproveitamento é de 150 toneladas por mês. E o volume da Agrishow ajudou os cooperados a aumentarem seus rendimentos em 30%.
Para a RCC Soluções Ambientais, também de Ribeirão Preto, seguiram aproximadamente 70 caçambas de madeira. Depois de triturada em cavacos, pedaços que variam de 2 a 6 centímetros, o produto é utilizado principalmente na geração de energia por meio de biomassa.
A Recifran Reciclagem de PVC, de Franca, também participou da empreitada. A única empresa de fora da cidade que sediou o evento reaproveitou lonas, mantas e produtos plásticos utilizados pelos expositores. A reciclagem é feita para o segmento industrial de calçados.
Os organizadores da feira assim como os líderes de cada entidade se mostram abertos para novas possibilidades de práticas sustentáveis, exaltando a importância dos laços regionais para manter o cunho social em eventos de sucesso como a Agrishow.