Agrishow is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
Aplicativo contra o desperdício de alimentos e combate a fome tem o lançamento adiantado para ajudar produtores rurais a vender e doar seu excedente.
A pandemia agravou ainda mais a fome no Brasil, atualmente são cerca de 33 milhões de pessoas sem ter o que comer, 6 em cada 10 casas não consegue manter acesso pleno à alimentação, outro número preocupante, é que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimento por ano. São esses números que a equipe da startup Matchfood tenta combater.
O aplicativo, desenvolvido por uma equipe de brasileiros, possibilita a doação e o comércio eletrônico de alimentos frescos e processados. “Felizmente estamos com mais de 70 entidades recebendo doações de alimentos gratuitamente e quase 10 mil downloads em nosso app, a grande parte dos nossos membros são agricultores e comerciantes”, diz Leonardo Cruz, CEO e fundador da Matchfood, sediada no Dabi Business Park em Ribeirão Preto (SP).
A plataforma que, originalmente foi construída especificamente para atender as necessidades de um público agro, hoje trabalha com toda indústria de alimentos, ajudando pessoas e negócios a doar, vender e comprar Alimentos. Por meio da constante coleta de feedback, a startup construiu uma ferramenta simples, intuitiva e que obteve uma grande aderência entre produtores rurais. Pelo app, produtores podem criar anúncios de venda ou doação em menos de 1 minuto, estabelecer o seu próprio horário de comercialização com apenas um clique e compartilhar, de uma forma simples e rápida informações do seu perfil e anúncios nas redes sociais. O app também possui como diferencial um sistema de geolocalização desenvolvido para abranger, principalmente, as zonas rurais.
Há mais de 4 anos no mercado, a Matchfood cresceu suas parcerias com instituições, tanto nacionais, Sebrae e Instituto Credicitrus, quanto internacionais, Informa Markets e International Fresh Produce Association. A startup foi selecionada para expor na AgrishowLabs, no SolloAgro (ESALQ), no CASE e foi também selecionada para participar do programa Tudo Inovação, realizado pela EPTV/Globo.
Fiquem atentos, durante a Agrishow 2024 a Matchfood irá lançar o seu novo app em seu estande no Agrishow Labs!